A importância da Contabilidade

As micro e pequenas empresas representam um dos principais pilares da economia brasileira, pois estão em todos os lugares do país, não importando o tamanho da cidade e nem o ramo da atividade.

Esse tipo de empresa vem crescendo cada vez mais no Brasil e se tornando a maior fonte de empregos. Em contrapartida, as taxas de mortalidade dessas empresas são muito altas, em que se percebe como um dos principais motivos à falta de uma contabilidade gerencial.

A decisão de investir, de reduzir custos ou de praticar outros atos gerenciais deve-se basear em dados técnicos extraídos dos registros contábeis, sob pena de se pôr em risco o patrimônio da empresa.

Por isso que a escrituração contábil é necessária à empresa de qualquer porte, por servir como principal instrumento de defesa, controle e preservação do patrimônio.

Além do mais, o empresário necessita de informações para a tomada de decisões. Somente a Contabilidade oferece dados formais e científicos que permitem atender a essa necessidade.

Como aliada no desempenho de suas funções, a Contabilidade conta hoje com um aparato tecnológico, como a informática, tornando-a mais rápida e, por consequência, ainda mais eficaz na sintetização e transmissão das informações necessárias para a tomada de decisão. Desta forma, o profissional da área contábil passou a ser reconhecido como imprescindível para o controle das informações que auxiliam nas decisões para o desenvolvimento da empresa.

Uma empresa sem Contabilidade é uma entidade sem memória, sem identidade e sem as mínimas condições de planejamento de seu crescimento.

E para nós profissionais da Contabilidade, 2013 ficará marcado, pois se consagrou como o Ano da Contabilidade no Brasil. A Campanha foi lançada em março, em sessão solene do Congresso Nacional, no Plenário do Senado Federal. Esta foi a primeira vez, em quase 70 anos de história da regulamentação da profissão contábil no Brasil, que a classe foi recebida em sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Consulte sempre um Contador.

Rosi Alves, Contabilista e Empresária da Contabilidade.