Como escolher um contador

Em recente pesquisa feita pelo Banco Mundial, o Brasil ficou em último lugar dos 185 países pesquisados, com relação às horas gastas pelas empresas para atender as obrigações fiscais e tributárias. São 2600 horas por ano contra 176 horas em média dos outros países.

Tamanha burocracia destinadas às empresas são cumpridas pelos profissionais da contabilidade. Toda empresa tem que ter um contador ou contabilista responsável pela sua documentação. Mas como escolher este profissional? Quais os critérios que devemos utilizar para eleger àquele que será a ponte entre a Empresa e o Governo?

A primeira dica é checar se o profissional escolhido ou a empresa de contabilidade escolhida tem inscrição no órgão de classe, no caso de São Paulo, o CRC/SP (Conselho Regional de Contabilidade). A profissão contábil é regida por lei federal e por um Código de Ética. O profissional inscrito no CRC/SP tem que se submeter às normas da profissão. Caso este profissional infrinja o Código de Ética poderá ser penalizado, suspenso e até cassado o seu registro profissional. Daí a maior confiabilidade na prestação do serviço.

Outro ponto a ser abordado é o contrato de prestação de serviços. Este é o documento que regerá a relação entre o cliente e o profissional da contabilidade. Lá deverá constar os deveres e obrigações de ambas as partes. Importante salientar a contratação da escrituração contábil. Muitos profissionais, infelizmente, deixam de executá-la, porém é um serviço de alta relevância para empresa, pois através dela terá acesso a crédito junto aos fornecedores, bancos, investidores, etc. É também um instrumento gerencial para a empresa.

Também devemos salientar a procura por profissionais especializados. Tem empresas que pela peculiaridade de suas atividades, demandam serviços que só um profissional especializado poderá atender. Por exemplo, as entidades de terceiro setor, que muitas vezes são sem fins lucrativos, porém obrigadas a cumprirem a legislação fisco-tributária.

Ao optar em terceirizar o serviço para uma empresa contábil, procure a indicação de algum cliente desta empresa, verifique se já prestam serviços para o segmento de sua empresa, se tem uma equipe para fazer o atendimento aos clientes, se esta equipe é constantemente treinada e atualizada e se estão inscritos no PQEC (Programa de Qualidade das Empresas de Qualidade), criado pelo SESCON (Sindicato das Empresas de Contabilidade).

Além de tudo isso, acompanhe o trabalho deste profissional. Busque as informações de sua empresa em reuniões periódicas, procure se inteirar das mudanças na legislação. Atualmente com a concorrência acirrada, a assessoria de um bom profissional da contabilidade acaba sendo um diferencial competitivo.

Cibele Pereira Costa, empresária da contabilidade, especialista em Gestão Estratégica de Negócios.

Email: cibele_costa@adv.oabsp.org.br.