Você sabia que em startups a área contábil funciona um pouco diferente? Entenda na nossa matéria como funciona a contabilidade em startups.

 

Como funciona a contabilidade em Startups?

O polo mundial das startups ainda se concentra no Vale do Silício, nos Estados Unidos. Israel também abriga grandes empresas desse nicho. Já no Brasil, esse tipo de organização tem se desenvolvido ano após ano. O principal segmento de startups no Brasil ainda é o mercado de fintechs. Elas são empresas relacionadas a soluções financeiras, como facilitação de crédito digital, por exemplo.

No entanto, ainda que as startups estejam ganhando cada vez mais espaço, esse mercado encontra alguns desafios. A principal dificuldade das startups é ainda crescer dentro de um cenário onde o consumidor brasileiro está, a grosso modo, engatinhando quando o assunto é tecnologia.

Se por um lado existe desafios, por outra ótica enxergamos oportunidades. Afinal, todo negócio tem suas ameaças e oportunidades a qual devem ser aproveitadas da forma mais assertiva possível.

Nesse panorama, um dos pontos que pode oferecer grande potencial de crescimento para a startup do mercado nacional é a estruturação da área contábil que irá atender essa empresa. Só que algo que deve ser abordado é o funcionamento diferenciado. Sim, a contabilidade funciona de uma forma mais particular para atender ao cliente startup.

Nesse caso, a contabilidade é diferente da contabilidade tradicional, pois as startups são empresas que estão em processo de desenvolvimento. Elas precisam se preocupar com a gestão dos recursos financeiros e da produção, além de acompanhar o crescimento da empresa. A contabilidade de startups é responsável por gerenciar os fluxos de caixa, registrar as entradas e saídas de dinheiro, acompanhar o desempenho financeiro da empresa, gerar relatórios de despesas e receitas e ajudar a empresa a tomar decisões estratégicas. Além disso, ela também é responsável por gerenciar os investimentos, calcular a taxa de retorno sobre investimentos, além de realizar a análise de risco e a avaliação de projetos.

A contabilidade atua ativamente em uma série de frentes para contribuir com o crescimento da startup em busca de sua consolidação dentro do seu nicho de mercado. Por isso é fundamental contar com a parceira adequada para oferecer esse suporte. E a Contábil Planejamento tem esse perfil.

Oferecemos todo o suporte necessário em todas as frentes contábeis, fundamentais para ajudar sua startup crescer de forma estruturada, com liquidez e solvência. Quer conhecer mais nossas soluções? Visite nosso site e acompanhe as redes sociais da Contábil Planejamento. O melhor suporte contábil para você e sua empresa.