Muitos empregadores pensam que manter um funcionário motivado é sinônimo de aumentar o salário – e é claro que um aumento é sempre bem-vindo. No entanto, existem inúmeras formas de motivar uma equipe.

Quer saber quais são essas formas e o porquê de ser tão importante manter sua equipe de trabalho motivada? Continue lendo esse artigo!

A motivação no trabalho é, sobretudo, a motivação para o trabalho. Isso significa que ela vai além de um estado de espírito, pois interfere diretamente na maneira como as pessoas agem, desempenham suas atividades e o modo com que elas influenciam seus colegas da equipe.

É um equívoco pensar que a motivação em ambiente de trabalho não é responsabilidade da empresa, visto que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Right Management, que ouviu mais de 30 mil profissionais em 15 países, profissionais motivados rendem 50% a mais em produtividade.

Agora que você compreendeu a importância da motivação, vamos às dicas:

1) Reconheça seus funcionários!

Essa forma é, sem dúvidas, a mais assertiva para promover a motivação de sua equipe e reter talentos. Quando um funcionário é reconhecido, ele sente que sua atuação na empresa faz diferença e que tem o suporte necessário para desenvolver em sua carreira. Por isso, é bem importante que a organização tenha em sua política de Gestão de Pessoas o investimento na capacitação técnica e comportamental de seus colaboradores.
2) Promova um clima positivo!

Como os funcionários passam a maior parte do tempo em ambiente de trabalho, é importante que nos preocupemos em promover um clima agradável. Se a comunicação entre colegas e líderes não é clara ou se a infraestrutura deixa a desejar, por exemplo, é bem provável que os funcionários acabem se sentindo desmotivados. Empresas que investem em um ambiente positivo, construtivo e salubre se destacam entre as demais

3) Dê feedbacks constantes!

O retorno sobre o desempenho do funcionário é uma oportunidade para que ele fortaleça seus pontos positivos e invista em aperfeiçoamento técnico, emocional e comportamental. Essas devolutivas têm a capacidade de tornar o colaborador cada vez melhor.

4) Elogie sinceramente!

A revista Harvard Business Review fez uma pesquisa com a empresa Best Buy e constou que 0,1% de reconhecimento a mais aumenta o engajamento dos profissionais, o que representa 100 mil dólares a mais de faturamento anual para a empresa. Isto é, mesmo que todos tenham suas responsabilidades, é primordial reconhecer um trabalho bem executado, novas ideias, um bom empenho e uma boa solução.

Juliana Alves
Departamento de Recursos Humanos