Todos os negócios são constituídos exclusivamente por pessoas. Isto é, d’entre muitos outros fatores externos e internos, o fracasso ou sucesso de uma empresa depende também da insatisfação ou satisfação dos colaboradores. Desta forma, é imprescindível que os empresários se preocupem com as condições de trabalho oferecidas, pois para um bom desenvolvimento empresarial, é necessário que esses indivíduos assumam os compromissos, objetivos e ideais da empresa.

Os Recursos Humanos (RH) de uma empresa é o responsável por assegurar que os trabalhadores possam exercer as suas funções, garantindo seus direitos e deveres, visando à satisfação tanto da empresa quanto do colaborador. Quando um candidato é contratado, ele deve ser monitorado e treinado. É função do empregador se dedicar ao desenvolvimento intelectual e psicológico de seus colaboradores, fornecendo a eles capacitação profissional.

Entretanto, gestão de pessoas não se resume apenas à preocupação exclusiva aos colaboradores, mas também aos donos do negócio. Enquanto os primeiros visam receber bons salários, benefícios, segurança, respeito, satisfação e oportunidade de crescimento, os segundos visam à sobrevivência, o crescimento de seu negócio, à produtividade, à qualidade, à redução de custos, à participação no mercado e clientes. Portanto, o profissional do RH deve estar entre estas necessidades para que elas possam ser alinhadas, bem como corroborar para que as decisões sejam tomadas de forma justa.

Desta forma, entendemos que um dos pilares de rendimento de uma empresa está diretamente relacionado a uma gestão de pessoas eficaz. Investir em um profissional do RH é investir em alcance de objetivos, aumento de produtividade, desenvolvimento de talentos, aumento de comprometimento e equilíbrio entre as expectativas das empresas e dos colaboradores.

Juliana Alves, Trainee RH, e-mail: rh@contabilplanejamento.com.br