A campanha Outubro Rosa foi criada em 1990 com o objetivo de incentivar a participação pública contra o câncer de mama. Durante todo o mês de outubro, são compartilhadas informações a fim de promover a conscientização sobre a doença e também contribuir com a redução das taxas de mortalidade.

– Quais são os sintomas do câncer de mama?
Em sua fase inicial, o câncer de mama pode não causar sintomas, apresentando alterações visíveis somente na mamografia. Por isso é importante manter seus exames atualizados! Qualquer alteração física no aspecto da mama (seja dor, presença de nódulos, secreção anormal, entre outros), procure um médico.

– Qual a importância do autoexame das mamas?
O autoexame é um recurso que pode auxiliar no diagnóstico do câncer de mama! Por isso, é importante que mulheres, a partir dos 20 anos, uma semana após o período menstrual, apalpem suas próprias mamas durante o banho e também deitadas. O autoexame NÃO substitui a consulta médica.

– Como detectar precocemente o câncer de mama?
Visto que o câncer de mama não apresenta sintomas em suas fases iniciais, é imprescindível manter seus exames atualizados! Recomenda-se que mulheres a partir de 40 anos faça um exame de mamografia anualmente. O exame clínico das mamas, feita por um profissional da saúde, pode ser realizado por mulheres a partir de 20 anos, também anualmente.

– Como se prevenir?
Pratique exercícios físicos regularmente; mantenha uma alimentação equilibrada; controle o consumo de álcool; mantenha seus exames atualizados.

– Somente mulheres podem ter o câncer?
A resposta é NÃO! Homens também são vítimas, ainda que em uma porcentagem menor. Qualquer alteração no aspecto das mamas recorra ao médico!

 

Faça parte você também dessa campanha! Utilize a #OutubroRosa em suas redes sociais!

Referências: http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/outubro-rosa.asp