A crescente diversificação da força de trabalho nas últimas décadas em termos de gênero, etnia, orientação sexual, idade, religião e deficiências tem causado uma mudança de perfil no mundo corporativo, trazendo um maior interesse dos acadêmicos em compreender e estudar com mais profundidade a questão da diversidade nas organizações.

Os problemas com a diversidade aumentaram nos últimos anos devido: às alterações na estrutura familiar onde há maior número de mulheres que dividem seu tempo com a família e com as atividades no mercado de trabalho; o desenvolvimento que une  pessoas de raças e países diferentes com maior frequência; maior oportunidade de emprego há portadores de deficiência fazendo com que aja uma estrutura eficiente para a adaptação tanto da empresa quanto do novo colaborador.

Quando, de fato, a empresa está aberta em reconhecer e valorizar sua diversidade interna, os resultados, a quantidade de alternativas de solução e a energia da empresa se modificam. A empresa fica mais forte, consolidada, reestruturada, tendo mais condições de enfrentar os desafios por causa das várias informações e conhecimentos que adquire por ter que se adaptar à nova estrutura. As empresas estão percebendo esse valor agregado e reconhecendo a importância dessas pessoas para o negócio e um ambiente de mudanças, trazendo diferentes ideias, experiências, visão de mundo, estimulando a flexibilidade e a criatividade, bem como um grande potencial de inovação e desempenho.

Quando a diversidade é bem administrada, isto é, quando a empresa age de forma a capacitar e transferir poder para a sua força de trabalho total, a empresa, o gestor e o colaborador somam esforços para se adaptarem às diferenças e construírem uma relação produtiva e eficaz entre o indivíduo e a empresa. Administrá-la não é fácil, mas, se devidamente trabalhada, pode ser um poderoso catalisador, estimulador de mudanças.

Você possui um método de recrutamento e seleção que hoje é realmente aquele que lhe trará melhores resultados? O mercado vive um período de grande desenvolvimento em todos os segmentos e, de fato, se faz necessário somar para que sua empresa continue competitiva. A diversidade é uma arma de poderoso calibre, capaz de abrir portas e garantir conquistas a fim de adquirir espaço nesse universo global.

 

Francione Francisco, assistente administrativa, responsável pela área de recrutamento e seleção da Organização Contábil Francisca de Paula S/S Ltda,  email: recrutamento@fcapaula.com.br.

Elaborado em 28/08/2014